Páginas

31 de dez. de 2014

BALANÇO DO ANO






É importante fazer um balanço de vez em quando e ver o que está dando certo, o que não está, e o que precisa ser mais trabalhado. Comparando o ano de 2013 com 2014, percebi o quanto me dediquei mais aos textos e à divulgação neste ano, e começo a ver, agora no finalzinho, alguns sinais de retorno.
Em 2013 lancei o primeiro livro “Mundo de Bhardo – Os Objetos Supremos” na Amazon (e-book), e no Clube de Autores (impresso). Obtive na Amazon 09 vendas e 29 downloads nas promoções gratuitas, além de 34 vendas do livro impresso.
Já em 2014 o trabalho foi bem maior. Foram lançados quatro títulos: “Mundo de Bhardo – A Batalha de Agerta”, em 21/02/14; a versão em inglês do primeiro livro: “ World of Bhardo – The Supreme Objects”, também em 21/02/2014; “Contos de Bhardo – O Tesouro de Caularom”, em 11/11/2014 e “Mundo de Bhardo – O Reino Maldito”, em 12/12/14, além de ter sido feita uma revisão caprichada e nova diagramação do primeiro livro.
Os cinco livros receberam novas capas caprichadas, um site cuidadosamente planejado, o www.bhardo.net, o mapa do Mundo de Bhardo foi digitalizado e redesenhado por computação gráfica, atualizei meu blog pessoal, o pargaia.blogspot.com.br,  e o transformei em um espaço para compartilhar minha experiência como escritora independente, li diversos livros, e todos receberam resenhas postadas com regularidade no blog e na rede Skoob, ampliei meus contatos nas redes sociais, consegui o ISBN para todos os livros, publiquei dois contos completos no Wattpad e estou finalizando 2 microlivros artesanais. Para o deviantart e para ambientar meus textos, transformando-os em arte visual também, preparei 20 ilustrações que hoje utilizo para posts promocionais e para material impresso, como as capas dos livros ou marcadores de páginas.
Somando as vendas e as promoções de download grátis (e estes atraem um bom número de interessados), hoje tem por aí quase 500 leitores de algum dos meus títulos, além dos leitores do Wattpad. Pode parecer pouco, mas só comecei a trabalhar na divulgação com seriedade em outubro, e a cada única nova compra comemoro como se tivesse ganhado na loteria. O que falta agora é saber a opinião desses leitores, pois só assim para ter certeza dos erros e dos acertos.
2015 vem aí, e o trabalho não vai parar. Sorte que este é um hobby prazeroso pra mim, pois as metas estão nas alturas para este ano. Já no início do mês de janeiro terá início uma nova história no Wattpad, uma ficção escrita em inglês ambientada na Terra de 2600. Pretendo lançar pelo menos o segundo título da saga “Mundo de Bhardo” também em inglês; lançar mais dois títulos em português, “A Pedra de Mavhtus” (em fase de revisão) entre abril e maio, e, no final do ano, a conclusão (em português) da minha saga principal – “Mundo de Bhardo – A Fortaleza Dourada”. O trabalho de divulgação será intenso, com promoções, microlivros e, se tudo der certo, o primeiro book trailer ilustrado no youtube entre fevereiro e março. Serão muitas imagens e música para este trabalho, por isso o tempo que vai levar.

É isso aí! Muita aventura e muita leitura pra todos vocês, e um 2015 cheio de emoção! Feliz Ano Novo!
X

3 comentários:

  1. Acompanho teu relato e vejo alguns caminhos diferentes do meu. O site da Amazon, por exemplo, deixei abandonado neste ano. Meu esforço foi todo para o livro impresso. Até agora, tenho vendido em média 100 livros por mês, num esforço de formiguinha, que conta ainda com o generoso apoio de minha família e alguns amigos. Assim, desde novembro, computei um pouco mais de 300 livros vendidos e uns 30 em consignação em algumas livrarias. Em 2015, o esforço vai continuar, ao mesmo tempo que finalizo outro livro, que não é sequência de Zaphir. A sequência virá, é certo, mas ainda não sei quando, apesar de alguma parte do meu cérebro já estar trabalhando nela. Um abraço e que 2015 seja pleno de realizações para todos nós, sonhadores de tempo integral.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço o apoio, e que venha 2015 com muito trabalho pela frente!

    ResponderExcluir